quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

32º Prêmio de Jornalismo - Vladimir Herzog

O Prêmio de Jornalismo Vladimir Herzog é um marco no calendário do jornalismo brasileiro. A morte de Herzog simboliza uma nova etapa na constituição de nosso país, ou seja, uma batalha pela redemocratização da comunicação brasileira. Muitas empresas de comunicação agem deliberadamente com abuso de poder, e os jornalistas são as maiores vítimas destas ações contra a liberdade de imprensa. O jornalista procura trabalhar na apuração criteriosa dos fatos, pois a informação não pode ser tratada como meio privado, ou seja, é um direito social. De acordo com o presidente do sindicato dos jornalistas José Augusto de Oliveira Camargo, a Federação Nacional de Jornalistas e Radialistas questionam fatos de que há mais de vinte anos não foi regulamentada nenhuma lei como, por exemplo: garantir o direito de resposta para os veículos de comunicação; regulamentar as profissões de comunicação.
O presidente do Instituto Vladimir Herzog, Ivo Herzog falou sobre os trabalhos que a instituição vem realizando ao longo desses anos, e de sua grande importância para a sociedade, como a saúde, que é um direito do cidadão. Foram proferidas palavras do Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Sr. Paulo Vannuchi, que ressaltou a importância em participar do prêmio Vladimir Herzog, e deu ênfase em relação aos nossos votos para a próxima eleição, mostrando que devemos votar com consciência. Outro fator importante destacado, é que líderes que tiveram envolvimento com torturas e exploração sexual não podem ter nomes em escolas, avenidas etc.
Os primeiros premiados foram os alunos que fizeram os cartazes para a apresentação, e foram eles: Marly Bolina da cidade de Guaratinguetá e Felipe Duarte do Rio de Janeiro. A entrega dos certificados foi feita por Ivo Herzog. O presidente do júri Nermércio Nogueira analisou 57 processos dos quais quatro foram escolhidos, sendo dois de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Canoas Rio Grande do Sul.
Pauta: Direito à vida e Direito à Justiça
Uma pauta não pode ser apenas uma boa ideia, ela tem que ter um resumo do conceito, precisa ser expressiva e interessar ao leitor. Nermércio enfatizou ainda que os próximos concorrentes tenham isso em mente, pois esses elementos são fundamentais. No decorrer da apresentação foi feita ainda uma homenagem aos professores que ajudaram os alunos a concluírem seus projetos.
Dentre os prêmios estão às seguintes categorias e sua menção honrosa.
  • Categoria livro
  • Categoria arte
  • Categoria rádio
  • Categoria internet
  • Categoria fotografia
  • Categoria imagem
  • Categoria TV documentário
  • Categoria TV reportagem
  • Categoria revista
  • Categoria jornal falando sobre a violação dos direitos humanos intangíveis e a saúde como direito do cidadão.
Para finalizar ouvimos a palavra de Ivan Seixas, representante do Fórum dos ex-presos e perseguidos políticos do Estado de São Paulo, que fez uma pequena explanação sobre o que aconteceu na época da ditadura e sobre os antigos presidentes e seus mandatos. Ressaltou ainda que a humanidade deve se impor sobre a barbárie “Devemos homenagear nossos heróis, e todos os torturadores do passado devem ser achados e punidos na forma da lei” acrescenta.
Por Susana Jaqueline
TAGs relacionadas: focas, foca, jornalismo, comunicação, Vladimir Herzog, prêmio, São Paulo

Com ele, a faculdade fica limpa!

“Tenho que ir buscá-la porque ela é o amor da minha vida”
- Fé, dedicação e esperança fazem parte da vida de um homem trabalhador e apaixonado -


Quem já ouviu falar dele ou quem já o viu pelos corredores com um carrinho de limpeza? Às vezes passamos por alguém e nem notamos. Será que isso acontece por causa da nossa vida tumultuada e corrida? Realmente, não é fácil a vida de estudante, e para quem estuda à noite e trabalha de dia, nossa! Loucura total.
O nosso entrevistado tem 1,50 de altura, 31 anos e é chamado pelos colegas de trabalho de “Ligeirinho”. Isso porque ele não perde tempo e limpa tudo muito rápido, porém, a sua rapidez não o impede de deixar tudo bem limpo. Fabio Mendes Almeida é auxiliar de limpeza das Faculdades Integradas Rio Branco, e trabalha de segunda a sexta-feira, das 13h40 às 22h.
Os seus pais e irmãos nasceram em Ibiracatu, região norte de Minas Gerais. Porém, com o sonho de melhorar de vida, os pais de Fábio vieram morar em São Paulo. Ele é filho caçula e nasceu no dia 15 de agosto na grande metrópole. Além dele, existem mais sete irmãos, quatro mulheres e quatro homens. Sua mãe Maria Mendes de Almeida , após a separação continuou na capital com os filhos, e o seu pai Manoel Mendes de Almeida voltou para a terra natal, eles estão separados há mais de vinte e cinco anos. 
Em 2004, Fábio resolveu ir morar em Ibiracatu e foi nesta cidade de aproximadamente sete mil moradores que ele conheceu Maria Lucia e se apaixonou perdidamente. Para viver esse grande amor, os dois fugiram e foram morar juntos, pois a mãe de Maria Lucia não simpatizava com o pretendente da filha. Coincidentemente, Maria Lucia também é baixinha, ela tem 1,10 de altura e como não consegue emprego na pequena cidade de Minas Gerais, recebe do governo um benefício. No entanto, para cumprir com os seus deveres, ele trabalhou em duas fazendas: uma de eucalipto, na qual irrigava e plantava, e outra, colhendo café. Depois de alguns anos foi trabalhar em uma fábrica onde colocava lenha na fornalha para torrar o café. “Sempre trabalhei, sustentava o nosso lar sozinho e nunca precisei do dinheiro da minha mulher”, comenta.
Fábio passou por dois momentos delicados e tristes em sua vida, o primeiro foi quando a sua esposa perdeu o bebê com sete meses de gestação, e a segunda devido aos diversos comentários e fofocas de sua sogra, que provocaram a separação do casal que estavam juntos há cinco anos. Após a separação, ele resolveu voltar para São Paulo, isso aconteceu em setembro do ano passado. No mês seguinte começou a trabalhar na empresa Top Clean, que presta serviços de limpeza nas FRB. Com o seu salário alugou uma casa pequena na Vila Brasilândia. Além do trabalho que realiza com dedicação durante a semana, aproveita os sábados e domingos para frequentar a igreja evangélica.
“Acredito e tenho muita fé, nada acontece por acaso e tudo é preparação de Deus”, comenta.
É com essa fé que ele resgatou o seu grande amor. Estavam separados há um ano e quatro meses, e desde abril deste ano foi comprovado pelos dois que a história de amor não acabou. Hoje eles matam a saudade por telefone e Fábio pretende buscá-la  quando sair de férias que será em julho de 2011. Ele diz que sente muita falta dela, e que um homem precisa de uma companheira para dividir os seus momentos. “Não gosto de ficar sozinho, espero ansiosamente as minhas férias para que eu possa ir buscá-la, ela é o amor da minha vida”, enfatiza.
Por Débora Maria Santos

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Quer ganhar livros para melhor sua carreira profissional? Veja como é fácil!

O Profissão Focas realizará na próxima semana o sorteio de 5 exemplares do livro: "Como conquistar um ótimo emprego e dar um salto importante em sua carreira profissional" (autor: Thomas a. Case, Ph.D, da Editora Pearson Makron Books)

O sorteio acontecerá à noite, no intervalo do dia 26/11, na praça de alimentação das FRB. Mas se apresse: para concorrer bastante comentar alguma matéria em nosso Blog (profissaofocas.blogspot.com) ou mesmo seguir nosso perfil no Twitter (@profissaofocas). Fácil, né? Então não perca tempo!

Atenção ao prazo: dia 25/11.

Boa sorte!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ex-presidente da Argentina Fernando de La Rua palestra nas Faculdades Integradas Rio Branco

No dia 19 de outubro de 2010, o ex-presidente da Argentina Fernando de La Rua esteve nas Faculdades Integradas Rio Branco durante o “1º Seminário História da Diplomacia Brasileira: Olhando para o século XXI”, para palestrar aos alunos das turmas de Relações Internacionais e Jornalismo. De La Rua abordou em sua palestra diversos pontos ligados a política, pactos entre países e a relação entre Brasil e Argentina.

Um dos pontos tratados pelo convidado foi a importância do Mercosul para os países latinos. Neste contexto, ressaltou que na campanha presidencial no Brasil nenhum dos candidatos tem se atentado para este ponto de extrema relevância para o país e, principalmente, para o desenvolvimento dos países da América do Sul. Outro ponto tratado pelo palestrante foi educação no Brasil que, segundo ele, precisa sofrer fortes investimentos para apresentar resultados significativos. As relações políticas e econômicas entre Argentina e Brasil também foram abordadas por De La Rua. O presidente voltou a ressaltar a importância do estreitamento das relações entre os países, para crescimento e desenvolvimento de ambos.

Nascido em 15 de dezembro de 1937 em Córdoba, Fernando de La Rua fez seu mandato entre 10 de dezembro de 1999 a 21 de dezembro de 2001. Formado em Direito e membro do partido União Cívica Radical, De La Rua presidiu a Argentina em um momento de grave crise socioeconômica.

Criatividade em foco

Mais uma vez, as Faculdades Integradas Rio Branco marcam presença na INTERCOM e, nesta edição, trouxeram na bagagem prêmio nacional

A Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, é uma instituição sem fins lucrativos que busca estimular o desenvolvimento e produção de trabalhos entre Mestres, Doutores, alunos e recém graduados em comunicação. Todo ano esta instituição organiza um evento aberto para criação e divulgação de grandes produções realizadas por jovens e estudantes. Este ano o Congresso aconteceu em Caxias do Sul/RS, entre os dias 2 e 6 de setembro de 2010.

Nesta edição, os alunos das Faculdades Integradas Rio Branco participaram do Congresso em esfera Regional e Nacional, tendo ótimas notícias a esperá-los ao final de cada etapa. Pela primeira vez as FRB foram premiadas em esfera nacional, ganhando também os prêmios regionais do concurso. Há quatro anos, os alunos de comunicação da Rio Branco conquistam o primeiro lugar do Expocom Sudeste, fase regional do Intercom, virando o jogo com ótimos trabalhos e criações. O trabalho vencedor foi "Qual é o som da Paulista?", um programa laboratorial de radiojornalismo, produzido pelos alunos Gabriel Ribeiro, Gabriela Conde, Letícia Lineira, Vinicius Pietoso, Aletéia Beller, Barbara Rezendes e Erica Seccato, da 7ª etapa de Jornalismo.

Mais do que um simples concurso, essa oportunidade tornou os trabalhos dos alunos e de uma instituição séria como as Faculdades Integradas Rio Branco reconhecidos em todo país. Projetos criativos e com extenso conteúdo intelectual e cultural foram produzidos pelos alunos e supervisionados pelos professores, alcançando o seu devido mérito.

Contudo podemos perceber que oportunidades como essas incentivam os alunos a melhorarem seu desempenho nos estudos e até mesmo em trabalhos relacionados a suas futuras e/ou atuais carreiras. Desenvolver este papel, hoje na sociedade, é fundamental para transformar a visão destes jovens, formando profissionais mais capacitados e engajados culturalmente.

TAGs relacionadas: Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Jornalismo, Faculdades Integradas Rio Branco

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Estatuto da Criança e do Adolescente é tema de debate na Semana Jurídica

Por ocasião da 8ª Semana Jurídica das Faculdades Integradas Rio Branco, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, dr. Antônio Carlos Malheiros, palestrou no dia 3 de setembro para os estudantes da instituição. O evento foi organizado pela coordenação do curso de Direito.

O tema escolhido foi os “20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil – Lei nº 8.069/90”. O dr. Malheiros estava acompanhado pelo dr. Paulo Roberto Fadigas, juiz da Vara da Infância e Juventude da Lapa.

Durante a exposição, elencaram as principais temáticas em torno do estatuto, tais como: medidas socioeducativas previstas pelo ECA; os programas responsáveis pelas ações de proteção às crianças e adolescentes ameaçados de morte; a importância das ações da Justiça Restaurativa; e o avanço nos procedimentos para adoção de menores de idade.

Antonio Carlos Malheiros se formou em direito em 1973, é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, coordenador das Varas da Infância e Juventude e professor das Faculdades Integradas Rio Branco.

TAGs relacionadas: Estatuto da Criança e do Adolescente, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Lei, ECA, Faculdades Integradas Rio Branco

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Focas, nós!

Nós, alunos da 5ª etapa de Comunicação Social das Faculdades Rio Branco, de São Paulo, abrimos este espaço para dialogar com você, internauta. Somos apaixonados pela comunicação! Se essa é também a sua praia, passe sempre por aqui!

Vamos focar nossa pauta nos assuntos em alta e que se referem à comunicação (internet e suas inovações, com certeza, estão entre os temas mais comentados por aqui). Cultura, cotidiano e comportamento são outros assuntos que vão bombar neste espaço. Queremos ler a sua opinião, contar com a sua parceria! Recomendamos também que sigam nosso perfil no twitter: @profissaofocas

SEJAM BEM-VINDOS!

TAGs relacionadas: focas, foca, jornalismo, comunicação, cultura, cotidiano, comportamento