segunda-feira, 21 de março de 2011

Inspirado pelo amigo, Marcelo escolhe a Rio Branco para cursar Relações Internacionais

Marcelo Magdaleno, aluno de Relações Internacionais das FRB
Foto de Camila Farinhuk


Texto: Camila Farinhuk
Edição de Amanda Campoy


Entrevista Pingue-Pongue com Marcelo Bezerra Magdaleno, 20 anos, aluno da 5ª Etapa de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco (FRB), que nasceu e mora em São Paulo e é membro do Conselho Institucional de Estudantes de Relações Internacionais (CIERI), um conselho que representa os alunos de RI dentro da Faculdade.


Por que as FRB?
"Por indicação de um amigo meu, que tinha feito Relações Internacionais na PUC, pediu transferência para cá e preferiu o ensino daqui. Como eu passei na PUC e aqui, decidi pelas FRB."


Por que Relações Internacionais?
"Sempre gostei muito de história, geografia e geopolítica. Procurando naqueles folhetos e informativos sobre cursos, não encontrei nenhum que tratava sobre esses assuntos, a não ser RI."


Qual sua matéria preferida no curso?
"Economia Política Internacional e Direito."


O que o CIERI faz?
"É a comunicação intermediária entre os alunos e a direção, mas também proporciona momentos de lazer, como festas e participações em eventos de RI . Faz com que os alunos se sintam representados dentro das FRB."


Como você conheceu o Conselho?
"Logo que entrei na Faculdade conheci os membros e fiquei interessado em fazer parte."


O que você pretende fazer após se formar?
"Durante o curso a gente descobre que existem muito áreas de atuação, como ONGs e empresas. Mas eu entrei aqui pensando na Diplomacia, e continuo com essa ideia."


Você já trabalha?
"Sim, mas não na área. Trabalho com o meu tio, que atualmente é Deputado Estadual."


Como você se imagina daqui cinco anos?
"Imagino já ter estagiado, ou já ter feito um trainee. Pretendo já estar empregado, ganhando dinheiro, provavelmente morando sozinho, pagando minhas contas e viajando bastante."