domingo, 27 de março de 2011

Flamengo pede e justiça fluminense determina devolução da Taça das Bolinhas para CEF


Texto: André, Camila Teixeira e Bruno Rosas
Edição: Gabriela Martins
Fotos: Os repórteres não entregaram

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o time do São Paulo devolva a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal, após pedido do Flamengo. O troféu seria entregue ao primeiro time que conquistasse cinco títulos brasileiros. No entanto, São Paulo e Flamengo acreditam ser o primeiro a conquistar cinco campeonatos.

O Profissão Focas conversou com o jornalista Maurício Noriega do canal Sportv para saber sua opinião sobre o fato. Para ele o caso demonstra a desorganização da CBF. “Dois campeões em 1987 é uma situação ridícula. A entidade tem que assumir o ridículo causado por ela própria”, declarou o jornalista.

Para entender a polêmica, é preciso lembrar de 1987. A CBF passou a organização do campeonato daquele ano para as mãos dos 13 times que formariam o Clube dos 13: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama. Também participaram Coritiba, Goiás e Santa Cruz, totalizando 16 equipes.

Os times Atlético, Flamengo, Internacional e Cruzeiro chegaram às semifinais. Os Cariocas e gaúchos disputaram a final em dois jogos e o time da Gávea se consagrou campeão brasileiro. Mesmo tendo dado o seu apoio para o torneio, a CBF mudou de idéia e resolveu montar outra competição.

O Flamengo foi considerado o campeão do Módulo Verde, enquanto paralelamente a CBF criava o Módulo Amarelo, que seria disputado por equipes do segundo escalão do futebol brasileiro. Após uma indefinição na disputa por pênaltis, Guarani e Sport entraram em um acordo e dividiram o título.

A polêmica começou neste momento. A CBF determinou que os dois primeiros colocados dos Módulos Verde e Amarelo deveriam se enfrentar em um quadrangular para definir quem seria o campeão brasileiro da temporada de 1987. Porém, Flamengo e Internacional não aceitaram participar, e a CBF determinou WO na partida dos dois clubes. Com isso, Sport e Guarani voltaram fazer uma final, no começo de 1988, vencida pelo time pernambucano.

Em 2007, o São Paulo conquistou o direito de receber a Taça das Bolinhas depois de conquistar seu quinto campeonato, o que gerou polêmicas após a decisão recente da CBF de reconhecer o título do Flamengo. "Para falar a verdade, esse é um dos assuntos mais chatos de todos os tempos do futebol. Tudo politicagem para agradar torcia. Para o esporte não tem importância", argumenta Noriega, questionado sobre qual o motivo que leva a Confederação omandada por Ricardo Teixeira a reconhecer só agora o título.