segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pipoca ou "lanchinhos" de casa: alternativas para quem procura opções de alimentação

                                  
Texto: Ligia Neiva, Isabelle Vassalo e Alexandre Martins
Edição: Gabriela Arruda e Ana Carolina Rinaldi

Depois de trabalhar o dia inteiro, é hora de vir para a faculdade. E o que fazer com "aquela fome" que muitas vezes chega até a atrapalhar a concentração na aula? A Praça de Alimentação das FRB oferece pizzas, sanduíches naturais e outros preparados na hora, salgados variados, pão de queijo e até sorvete. É só escolher!

Agora, se a ideia é variar, o jeito é buscar outras opções fora do ambiente acadêmico. Cachorro-quente, pipoca ou lanches mais elaborados podem ser encontrados  próximos à Rio Branco. Na saída do estacionamento, a loja de conveniências do posto BR oferece bebidas, doces e vários tipos de lanches. Também vizinho das FRB, mas na Avenida Ermano Marchetti, temos outro posto de gasolina, o Alê, conforme foi “apelidado” pelos alunos. Antes do início das aulas ou durante o intervalo, a galera costuma passar algum tempo no lugar, que também oferece opções de alimentação e bebida.

“O posto é aberto 24 horas e vende uns lanches de microondas muito gostosos, que quebram o galho quando você sai da faculdade e está fazendo o esquenta pra balada, pois precisa de algo pra comer, ai já aproveita e faz as duas coisas”, diz a estudante de Administração Aline Rosa, 20 anos. Balada? Ah! É que as quintas e sextas-feiras, tanto o BR quanto o Alê são pontos de encontro quando terminam as aulas...

Barrinhas ou "piquenique"

Pipoca doce, salgada ou batata também podem ajudar a "enganar o estômago", se a ideia é jantar só quando chegar em casa. Menos badalado, mas ainda assim procurado, o carrinho de pipoca fica em frente à entrada principal da faculdade, assim como o Carro do Dog, em que o recheio do tradicional pão com salsicha é escolha do cliente: pode ser completo, sem maionese, com cheddar, sem milho, e por aí vai. Depois de pronto, o lanche ainda é colocado na chapa para finalizar o sabor de maneira especial.

Nada de frituras ou de comida de lanchonete? Então, o negócio é trazer frutas, como maçãs e bananas, ou mesmo um pacote de biscoito integral. Barrinhas de cereais ou bolo de cenoura também costumam resolver, quando a fome não é tanta assim. Tem gente que vai mais longe em nome de uma alimentação saudável: traz cenouras ou mesmo uma saladinha de folhas dentro de uma tapeware.  O negócio é inovar! Afinal, se as pessoas fazem piquenique até na praça em frente ao Louvre, em Paris, por que não fazer o mesmo na facul?
Turistas fazem "lanchinho" em Paris (Foto: Thales Künsch)