segunda-feira, 11 de abril de 2011

FRB planejam se transformar em Centro Universitário

Prof. Dr. Edman Altheman, Diretor Geral das FRB


Texto: Cíntia Michepud Rizzo e Carolina Tur

Há seis anos, as Faculdades Integradas Rio Branco (FRB) estudam maneiras para se tornarem um Centro Universitário até o ano de 2015.  Buscando acompanhar o crescimento do mercado, ganhar forças para competir com os concorrentes e serem referência no âmbito educacional, as FRB têm a intenção de cumprir o mais breve possível todos os pré-requisitos e normas do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para a aprovação da proposta, o que possibilitará a concretização desse projeto.

Segundo o diretor geral das Faculdades, Prof.Dr.Edman Altheman, o plano não é se tornar uma universidade. “Para que isso ocorra, é necessário que haja ensino, pesquisa e extensão, o que demandaria muito tempo, planejamento e capital. Já para um Centro Universitário, não há exigências de mestrados e doutorados e, uma vez deixando de ser classificada como faculdade, possuirá autonomia para abrir e fechar os cursos que melhor atenderem à demanda do mercado”, afirma.

A Fundação de Rotarianos de São Paulo, que hoje possui quatro mantidas (Colégio Rio Branco, Faculdades Integradas Rio Branco, Centro Profissionalizante Rio Branco e Escola para crianças surdas Rio Branco), prestará apoio nessa iniciativa e continuará sendo a mantenedora da Instituição, que precisará apresentar cursos de no mínimo seis áreas de conhecimento diferentes para que, assim, possa ser considerada um Centro Universitário.

Quem conhece as FRB ou tem a oportunidade de conversar com algum funcionário ou aluno, percebe que existe potencial para desenvolvimento e que o ensino de qualidade pode contribuir nesse processo.