sábado, 2 de abril de 2011

Brasil participa novamente da “Hora do Planeta” e bate recorde de participação no evento

Ponte Estaiada ficou no escuro durante a Hora do Planeta

Texto: Égon Ferreira
Foto: Divulgação



No último sábado, dia 26, foi realizado o evento a Hora do Planeta, que contou com a participação de mais de 20 capitais no Brasil, em um conjunto de mais de 123 cidades. Embora não se tenham divulgado os números corretos, já se sabe que a Hora do Planeta 2011 bateu o recorde de participação desde que o evento é realizado no Brasil, há três anos. Em 2009 foram 113 cidades e, em 2010, 98 cidades.


Milhões de brasileiros apagaram as luzes de suas casas e assistiram monumentos, prédios públicos, empresas e outras construções sem iluminação por uma hora, aderindo ao maior movimento contra o aquecimento global. O gesto busca levar as pessoas a uma grande reflexão com relação às questões ambientais em geral.


A Psicóloga Carolina Dias, que aderiu junto com toda a família este ano, já participou antes deste evento global: “Já conhecia o evento há uns dois anos, desde que começou, e a experiência foi muito boa. Nós começamos a perceber que luz, na verdade, não é só luz de “acender e apagar”. Você vê que energia afeta tudo também. Estava um calor muito grande, por exemplo, e nós não  podíamos ligar o ventilador. Você se dá conta de que não usar a energia elétrica vai um pouco além do que se pensa, em um primeiro momento.”


E ela completa: “Sem dúvida, acho que é um movimento para as pessoas valorizarem mesmo essa questão da energia de modo geral, além de despertar nelas a consciência ambiental. Contribui muito para mudar a visão das pessoas, unir as famílias com um propósito diferente. De maneira mais despojada, mais descontraída, nós discutimos isso de maneira coletiva.”


Como Psicóloga, Carolina acha muito interessante iniciativas como esta, principalmente com relação às crianças. “É como uma semente sendo plantada nos corações de cada uma delas, afinal elas são nossa geração futura” ressalta.


Veja como foi o evento em todo o Brasil no site oficial