segunda-feira, 11 de abril de 2011

FRB oferecem curso ideal para o futuro professor dos seus filhos, além de disponibilizar aulas de libras como diferencial

Ambiente descontraído e alegre faz parte das aulas dos alunos de Pedagogia

Texto: Natália Lippo e Gabriela Martins
Edição: Ligia Neiva
Foto: Natália Lippo e Gabriela Martins



O curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Rio Branco (FRB) tem turmas abertas desde 2000. Forma profissionais para trabalhar da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental. Os alunos trabalham para o desenvolvimento social, cognitivo, lingüístico e afetivo das crianças.
            
Até o ano de 2006, o curso, que tem a duração de três anos, tinha habilitações como Administração Escolar, Orientação Pedagógica e Magistério, que preparavam profissionais para atuarem em diferentes áreas. Atualmente, o foco é a Licenciatura, sendo que o bacharel pode escolher entre qualquer uma delas.
           
“O estágio é importante, pois é por meio dele que são apresentadas questões rotineiras para serem resolvidas em sala de aula, através de projetos pedagógicos”, explica a coordenadora do curso, Maria Alice de Castro Rocha. E continua: “Outra prática desenvolvida relaciona-se às micro aulas, e como apresentá-las aos colegas de classe”. Ao todo, o aluno precisa cumprir 300 horas de estágio para conseguir se formar.
           
A conquista do quarto lugar no Enade em São Paulo, ainda segundo a coordenadora, deve-se ao comprometimento dos professores, que trabalham duro pelo desenvolvimento do potencial dos alunos. Além disso, há a preocupação com a leitura, interpretação e escrita: “A faculdade oferece um acompanhamento maior por parte dos educadores, por conta das turmas reduzidas”, destaca Maria Alice.

            
Comparada a outras faculdades e universidades, a Rio Branco tem como diferencial a preocupação com a capacidade dos alunos de pensar e elaborar projetos, além de oferecer aulas de LIBRAS em todos os semestres.