sábado, 30 de abril de 2011

Governo investe em serviços mais eficientes e equipes treinadas para realizar limpeza urbana




Gari trabalha para manter a cidade limpa
Texto: Égon Ferreira
Edição: Amanda Campoy
Foto: Égon Ferreira



Os problemas gerados pelo lixo nas grandes cidades, como São Paulo, são de responsabilidade de todos, tanto da população quanto das prefeituras. Nos últimos anos, observamos que houve um crescente esforço para dar um tratamento adequado ao lixo. No entanto, não se percebe este esforço por parte da população, principalmente quando se observa a atitude das pessoas em ruas e avenidas, que jogam inúmeros resíduos no chão, entupindo os bueiros e assim quando chegam as chuvas consequentimente  provoca enchentes.



São Paulo enfrenta, diariamente, a tarefa árdua de coletar e equilibrar a quantidade de lixo gerada pelas pessoas e a quantidade descartada ou reaproveitada. A coleta é realizada por empresas privadas, como a LOGA (Logística Ambiental), a EcoUrbis e a Limpurb (Depto. de Limpeza Urbana), associadas às prefeituras.


Karin Heimeshoff, supervisora de limpeza pública da subprefeitura de Santana-Tucuruvi, é responsável por organizar e dirigir o trabalho dos funcionários de limpeza contratados pelas empresas e conta que há diversas equipes, divididas de acordo com uma função específica. “Há equipes que lavam e varrem as ruas, há aquelas compostas de nove pessoas que realizam os cortes de mato, ou auxiliam na limpeza de córregos. Existem os oficiais de limpeza da operação ‘‘lambe-lambe’’, devido à Lei Cidade Limpa, que cuidam da limpeza dos postes e muros, retirando os papéis de propagandas que os sujam.” Conta.


As prefeituras de São Paulo estão aumentando também o número de áreas conhecidas como “Ecopontos”, locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis. Segundo Karin, ainda existem os “Pontos Viciados”, lugares onde sempre há uma grande quantidade de lixo sendo descartada, muitas vezes num período de poucos dias após a limpeza dos mesmos, que recebem uma atenção especial.


Assim, é através dos serviços terceirizados de coleta e do auxílio dos munícipes que é possível distribuir os caminhões de lixo e os varredores que cuidam das ruas. A limpeza da cidade é um trabalho de todos.