segunda-feira, 18 de abril de 2011

Entrevista Pingue-Pongue Com Thomas Lagôa, jornalista formado nas FRB em 2010

Thomas Lagôa, formado em Jornalismo pela FRB, em 2010 

Texto: Diego Rafael          
Edição de Caio Bibiano
Foto: Caio Bibiano

Por que você escolheu o jornalismo?
Desde a oitava série eu já assistia alguns jornalistas e sentia vontade de repetir o que eu estava assistindo. A idéia foi amadurecendo e hoje consegui me formar como jornalista, profissão pela qual tenho uma paixão.
Quais os desafios da Profissão?
Saber ser uma pessoa ética e informar bem. O jornalista tem que ter uma cabeça boa, não se corromper, não sucumbir à censura e se manter íntegro na hora de dar uma noticia.
Qual caminho você pretende seguir ou esta seguindo na profissão?
A área que mais gosto é jornalismo esportivo, no entanto o que aparecer primeiro eu aceito. Estou em busca de uma oportunidade, procurando em diversos lugares, de inúmeras formas, mas está um pouco difícil no momento.
Você tem um blog sobre futebol, Futebol Apaixonante, e é uma página muito acessada. Como surgiu à idéia? E como faz para mantê-lo?
O blog “Futebol Apaixonante” surgiu em uma das aulas e com o passar do tempo muitas pessoas começaram acessar para ver os posts. Eu mantenho o blog sempre alimentando ele com um bom conteúdo.
O jornalista esportivo deve revelar o seu time de coração? O seu leitor sabe para que time você torce?
Não é bom revelar, pois pode atrapalhar em futuros comentários esportivo. No meu blog eu mencionei somente uma vez o meu time, no primeiro post que era sobre um jogo que fui do Corinthians e não tinha como não dizer.
Qual o jogo ou os jogos mais marcantes ou que mais gostou de assistir Thomas?
Um jogo muito marcante foi a final do mundial de 2000 Corinthians x Vasco, não por ser corintiano, mas pela partida em si. As duas equipes eram muito fortes e tinham jogadores de seleção, como Edmundo, Romário, Dida, Edilson, Rincón, etc. Inclusive, naquele dia, quando meu pai e eu estávamos no avião, do nada o comandante grita à tripulação: “vamos no Rio ser campeões”. Gostei muito também da final da copa do mundo de 2002 em que o Brasil se sagrou penta campeão.
Campeonato de pontos corridos ou mata-mata?
Os pontos corridos é mais justo, mas o mata-mata tem muito mais emoção.
Como você define a relação: Jornalismo esportivo e o Thomas?
Nasceram um para o outro.