Brasileirão, um símbolo do futebol brasileiro |
Texto: Felippe Saccab
Edição: Vinicius Pereira, Ligia Neiva e Alexandre Martins
Foto: Felippe Saccab
Considerado o campeonato nacional mais difícil do mundo, pelo número de grandes times que são candidatos ao título, o Brasileirão tem início no próximo domingo,
Para entrarem fortes na briga pelo título, os principais times do país têm se reforçado. Começando pelos paulistas, Corinthians, São Paulo e Santos fizeram as maiores contratações da temporada até agora. O timão contratou Adriano Imperador, despertando a desconfiança por parte da torcida e de toda a imprensa e ainda negocia com o meio de campo holandês Clarence Seedorf, atualmente no Milan (ITA); já os são paulinos, comemoraram a chegada do atacante titular da seleção brasileira na ultima Copa do Mundo, Luis Fabiano; o Peixe, além de contar com o talento de Neymar, Paulo Henrique Ganso e companhia, firmou um acordo com o técnico que ganhou quatro dos últimos cinco campeonatos nacionais, Muricy Ramalho. Já o Palmeiras, de Kléber Gladiador, corre por fora e trouxe apenas o atacante ex-Cruzeiro, Wellington Paulista
Os clubes cariocas estão fortes para tentar levar a taça ao Rio de Janeiro pelo terceiro ano seguido. O Vasco trouxe reforços renomados para seu elenco, como o meia Diego Souza, ex-Atlético Mineiro e o centro-avante Alecsandro, ex-Internacional. O Botafogo, depois de dispensar o técnico Joel Santana contratou Caio Junior, que estava nos Emirados Árabes e conta também com a estrela Loco Abreu.
Mas são Flamengo e Fluminense os times com os grandes elencos do Rio. O clube da gávea tem grandes jogadores, como Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, o goleiro Felipe, além do técnico duas vezes campão brasileiro na era dos pontos corridos, Vanderlei Luxemburgo. O tricolor carioca vem com Fred, Conca, Deco e companhia para tentar defender a taça.
Os mineiros e os gaúchos também estão se preparando. A Raposa contratou o centro-avante Brandão que atuava no futebol francês além de contar com ótimos jogadores, como Motillo e Roger. O Galo trouxe o atacante Guilherme, ex-jogador do Dínamo de Kiev (Ucrânia) e revelado por seu principal rival. Os times Grêmio e Internacional mantêm a base dos anos anteriores e demonstram confiança em seus técnicos, Renato Gaúcho e Falcão, respectivamente, para ficarem com o título.
Uma das novidades do Brasileirão deste ano está no calendário. Para evitar o que aconteceu nos últimos dois anos, quando alguns clubes atuaram de forma duvidosa para que um rival não fosse beneficiado, a CBF resolveu colocar os maiores clássicos regionais na última rodada. Assim, a entidade espera que em 2011 as torcidas não comemorem um gol contra o próprio time, como faziam até então visando prejudicar as equipes rivais, o que tirava o brilho do espetáculo.
Com essas e outras atrações, este Campeonato Brasileiro tem tudo para ser um dos mais emocionantes dos últimos tempos e chamar a atenção dos amantes do futebol.